Dwarf galaxy Kiso 5639

Fogo de artifício de ano novo

03/01/2018 418 views 7 likes
ESA / Space in Member States / Portugal

Nesta imagem do Telescópio Espacial Hubble da NASA/ESA, uma tempestade de nascimentos de estrelas está a iluminar uma extremidade da galáxia anã Kiso 5639.

Kiso 5639 tem a forma de uma panqueca, mas, porque está inclinada, assemelha-se a uma fogueira, com uma brilhante cabeça ardente e uma cauda longa e estrelada. A sua aparência ganha um lugar na classe de galáxias “girino”.

A cabeça cor-de-rosa brilhante deve-se ao brilho do hidrogénio, iluminada pela explosão de novas estrelas. A massa destas estrelas jovens é igual a cerca de um milhão de sóis. As estrelas estão agrupadas em grandes aglomerados que se formaram há menos de um milhão de anos.

As estrelas consistem principalmente em hidrogénio e hélio, mas forjam elementos mais pesados, como o oxigénio e o carbono. Quando as estrelas morrem, libertam os seus elementos pesados e enriquecem o gás circundante. Em Kiso 5639, o gás brilhante na cabeça da galáxia é mais deficiente em elementos pesados do que o resto da galáxia. Os astrónomos pensam que o último evento de formação de estrelas foi desencadeado quando a galáxia agregou o gás primordial dos arredores, uma vez que o espaço intergaláctico contém gás prístino e rico em hidrogénio.

As cavidades no gás são devidas a numerosas detonações de supernova - como rajadas de fogo de artifício no céu - esculpindo buracos de gás superaquecido.

A cauda alongada, vista aqui a afastar-se da cabeça da galáxia e espalhada com estrelas azuis brilhantes, contém pelo menos quatro regiões distintas formadoras de estrelas. Estas estrelas parecem ser mais antigas que as da cabeça-formadora de estrelas.

Os filamentos delgados, que abrangem gás e algumas estrelas, estendem-se do corpo principal do “girino” cósmico.

As observações foram realizadas em fevereiro de 2015 e julho de 2015 com a Camara de Campo Amplo do Hubble 3. Kiso 5639 está a 82 milhões de anos-luz de nós e a sua cabeça tem cerca de 2700 anos-luz.

Esta imagem foi publicada pela primeira vez em junho de 2016.