Os satélites Swarm

Adiado o lançamento da missão Swarm

04/10/2013 366 views 0 likes
ESA / Space in Member States / Portugal

Foi adiado por cerca de uma semana o lançamento da missão de campo magnético da ESA, que será lançada a partir de Plesetsk, na Rússia.

O anúncio, feito pelo responsável pelo lançamento, a Eurockot, segue-se à decisão de substituir uma unidade no andar superior Breeze do lançador Rockot.

Inicialmente previsto para o dia 14 de novembro, prevê-se agora que o lançamento seja adiado por uma semana. Mais detalhes serão fornecidos assim que estiverem disponíveis.

O objetivo da missão de três satélites, Swarm, é revelar um dos aspetos mais misteriosos do nosso planeta: o campo magnético.

O campo protege o nosso planeta da radiação cósmica e das partículas carregadas que bombardeiam a Terra nos ‘ventos solares’. Sem este escudo protetor, a atmosfera tal como a conhecemos não existiria, tornando a vida na Terra praticamente impossível.

Ao analisar as diferentes características do campo, a missão irá fornecer uma nova visão sobre vários processos naturais, dos que ocorrem bem no interior do planeta ao clima espacial causado pela atividade solar. Reunida esta informação será mais fácil compreender por que razão o campo magnético está a enfraquecer.

A missão Swarm é a quarta da ESA para Exploração da Terra, seguindo-se ao GOCE, SMOS e CryoSat.