Cintila, cintila

19/12/2016 484 views 5 likes
ESA / Space in Member States / Portugal

Uma parte importante do estudo de objetos celestes é entender e remover o ruído de fundo.

A imagem aqui apresentada foi criada para demonstrar o poder das ferramentas de programação informática usadas para analisar as observações de objetos grandes pelo XMM-Newton da ESA como galáxias, aglomerados de galáxias e remanescentes de supernovas.

A ferramenta modela e subtrai o ruído de fundo, o que é muito difícil para objetos grandes e indistintos como estes, e cria imagens com correção de exposição. Também funde e suaviza as observações feitas pelas três câmeras de raios X do XMM-Newton do instrumento 'Photon Imaging Camera' Europeu e permite fazer um mosaico de múltiplas observações.

Certamente não parece, mas o elemento em forma de estrela à direita corresponde à galáxia espiral M81. Da mesma forma, o elemento à esquerda surge da galáxia anã Holmberg IX.

Examinando imagens como estas, juntamente com imagens complementares obtidas noutros comprimentos de onda, os cientistas podem obter de forma rápida a estrutura do objeto e as variações espectrais em todo o campo. A estrutura dos padrões brilhantes contém informações sobre a origem da emissão, por exemplo, se ela vem de um "halo" ao redor da galáxia, ou se está confinada ao disco e aos braços.

Por exemplo, esta imagem em particular mostra que há uma fonte luminosa no centro de M81, resultante do núcleo ativo da galáxia. Há também uma diminuição do brilho longe da fonte central, com uma emissão mais fraca em torno dela. Outra galáxia pode exibir uma emissão mais brilhante ao longo dos seus braços espirais.

A emissão brilhante também é aparente a partir da fonte de raios-X na galáxia anã.

Os "raios" que se estendem das fontes pontuais são artefatos, vistos sempre que há uma fonte pontual muito brilhante no campo de visão. Mas até os artefatos podem ser lindos...

O pacote de Programação Informática de Análise de Fonte Alargada XMM-Newton (XMM-ESAS - Extended Source Analysis Software) foi desenvolvido no Centro de Voo Espacial Goddard, XMM-Newton Unidade do Observador Convidado (GOF - Guest Observer Facility) da NASA em cooperação com o Centro de Operações Científicas XMM-Newton e o Grupo Base de Trabalho.