O local de aterragem do Curiosity

Convite à imprensa: a Mars Express apoia a aterragem em Marte da nave Curiosity da NASA

31/07/2012 560 views 0 likes
ESA / Space in Member States / Portugal

ESA PR 24-2012 - Os representantes dos media são convidados para uma sessão no centro de operações da ESA, na Alemanha, na segunda-feira, 6 de Agosto, para acompanhar o apoio que nave Mars Express, da ESA, presta durante a entrada, descida e aterragem do Laboratório Científico da NASA, Mars Science Laboratory.

Prevê-se que a seis de Agosto o Mars Science Laboratory (MSL) da NASA leve o rover Curiosity para a superfície do Planeta Vermelho.

A aterragem na Gale Crater sera o início de um ambicioso programa de exploração que estudará a habitabilidade de Marte, o clima, a geologia, e ainda a recolha de dados para uma future missão humana a Marte.

A Mars Express a fazer o seguimento do MSL

Durante as fases críticas de entrada, descida e aterragem do MSL, entre as 06:15-07:30 CEST, aproximadamente, a nave da ESA Mars Express irá ficar responsável por uma complexa operação de seguimento.

A nave europeia estará numa posição privilegiada para gravar sinais do lander da NASA, para ajudar cientistas a reconstruir o tipo de entrada e de aterragem para melhorar a nossa compreensão da atmosfera do Planeta Vermelho.

A confirmação do touchdown pela NASA está previsto para as 07:31 CEST.

O seguimento da ESA e a gravação de dados feita pela Mars Express será um back up essencial aos esforços da NASA.

A rede em terra das antenas de deep-space, da ESA, com 35 metros de diâmetro, irão prestar apoio à aterragem, mantendo-se como um back up da rede de antenas da NASA.

Jornalistas europeus convidados para Darmstadt

A sala de controle da Mars Express no ESOC

A 6 de Agosto, os representantes dos media são convidados ao ESOC, o Centro de Operações Espaciais Europeu, da ESA, em Darmstadt, Alemanha, para seguir em direto a evolução das operações, ouvindo os comentários do Diretor da ESA para os Voos Tripulados e Operações bem como dos principais peritos da ESA para o estudo de Marte.

Os jornalistas também receberão informação sobre o apoio que a ESA tem prestado a missões passadas e atuais da NASA e ainda acerca da cooperação científica de longa data entre as duas agências.

Programa: 06:00-09:00 CEST

• 06:00 Abertura das portas
  • 06:30 Abertura por Thomas Reiter, Diretor de Operações e Voos Tripulados da ESA (Director for Human Spaceflight and Operations) Diretor do ESOC
  • 06:35 A Europa em Marte: Oito anos de ciência da Mars Express por Mark McCaughrean, responsável pela Pesquisa e Apoio à Ciência (Research and Science Support)
  • 06:50 A Mars Express apoia a NASA com o MSL por Michel Denis, Mars Express Spacecraft Operations Manager
  • 07:05 Assista em direto à NASA TV com a cobertura do MSL EDL, moderado por Paolo Ferri, responsável da ESA pelas Operações de Missões
  • 07:31 Confirmação da aterragem do MSL em Marte (planeado)
  • 07:50 Resumo do programa, por Manfred Warhaut, Responsável da ESA pelo Departmento de Operações de Missão
  • 08:00 Oportunidades de Entrevista, Q&A
  • 09:00 Fim

Registo

Membros dos que desejem participar devem registar-se até às 12:00 CEST, de sexta-feira, 3 de Agosto.

Transmissão em direto

A 6 de Agosto, o evento sera transmitido em direto em: www.livestream.com/eurospaceagency, com início às 06:30 CEST.

Contatos para a imprensa

Bernhard von Weyhe, PR Manager & coll.
ESA/ESOC Corporate Communications Office