Convite aos meios de comunicação: o Espectómetro Magnético Alfa chega ao local de lançamento

18/08/2010 450 views 0 likes
ESA / Space in Member States / Portugal

Os meios de comunicação social europeus estão convidados a assistir na Florida, a 26 de Agosto, ao lançamento da próxima experiência para a Estação Espacial Internacional (ISS). Um dos mais importantes instrumentos científicos, o Espectómetro Magnético Alfa chegará neste dia ao Kennedy Space Center.

A missão de descobrir a composição do Universo está prestes a dar um passo em frente na ISS.

O Espectómetro Magnético Alfa (AMS) é um detector de partículas físicas de último modelo desenhado para operar como módulo externo na Estação Espacial Internacional. Chegará à ISS, transportado pelo vaivém da NASA, em Fevereiro de 2011, e será o maior instrumento científico a ser instalado na Estação.

Durante o desembarque do AMS, que se seguirá à chegada às instalações do vaivém, os meios terão oportunidade de espreitar o hardware e falar com os cientistas e directores de projecto do AMS.

Simonetta Di Pippo, Directora de Voos Tripulados da ESA, e Sam Ting, o responsável pelas experiências, do Massachusetts Institute of Technology, estarão disponíveis para entrevistas.

Compreender o Universo

AMS-02 in LSS

O AMS irá ajudar-nos a compreender a origem e estrutura do Universo através da pesquisa de sinais de anti-matéria e de matéria negra. Além disso, o AMS irá também recolher uma grande quantidade de informação sobre estrelas e galáxias a milhões de anos-luz da nossa galáxia.

O AMS foi construído em grande parte por institutos portugueses, italianos, franceses, alemães, espanhóis e suíços, com a participação da China, Rússia, Taiwan e Estados Unidos. Ao todo, a equipa de experiências é constituída por 56 institutos de 16 países.

AMS-02 lifted

«A Europa contribuiu para o desenho e desenvolvimento do AMS numa larga escala e a missão será ainda mais especial para os europeus uma vez que o astronauta da ESA, Roberto Vittori, estará a no espaço, graças a uma oportunidade proporcionada pela agência espacial italiana, ASI,» diz Simonetta Di Pippo.

«Estamos a atravessar uma fase muito importante e vamos de uma vitória até à seguinte – a melhor forma de estender as operações da ISS até 2020 e mais além.»

Acreditação

Os pedidos de acreditação para o Kennedy Space Centre podem ser enviados através do site: https://media.ksc.nasa.gov

A data limite é 19 August 2010.

Para mais informações, contacte:
Nadjejda Vicente

1:30 p.m. Descarga do AMS
(Fotografias)
2:30 p.m. Transporte para a Space Station Processing Facility

.....................................................

Please note that there has been an editorial correction to today's press release. The original release stated that AMS is to be the "largest cryogenically cooled superconducting magnet" to fly in space. This was correct until the payload's magnet was exchanged for a smaller one earlier this year. The press release has been corrected on ESA's web site.