JWST in orbit

Entrega do instrumento NIRSPEC, do telescópio James Webb, à NASA

28/08/2013 645 views 2 likes
ESA / Space in Member States / Portugal

PR  28-2013.    Os representantes dos media são convidados a ver o instrumento NIRSpec (da sigla em inglês de Espectógrafo de infravermelho próximo) da ESA que irá voar no Telescópio Espacial James Webb (JWST) e a assistir a um briefing sobre o papel do JWST, antes do instrumento ser enviado no final de setembro, para ser integrado no telescópio.

O briefing está a ser organizado pela Astrium e pela ESA e decorrerá na Astrium GmbH, em Ottobrunn, próximo de Munique, Alemanha, a 6 de Setembro, das 10:30-14.00 CEST.

O NIRSpec é um dos quatro instrumentos do JWST. É o segundo instrumento europeu da  missão fornecido pela ESA, depois da entrega aos Estados Unidos do (MIRI – Câmara e Espectógrafo de Infravermelho-médio da Europa), no ano passado. Com o NIRSpec os cientistas poderão investigar muitas importantes questões em astrofísica, que vão desde a distância a que se formam as galáxias e como estas evoluem às características da atmosfera dos planetas à volta de outras estrelas.

O Telescópio Espacial James Webb resulta de uma parceria entre a ESA, a NASA e a Agência Espacial Canadiana e foi concebido para ser um sucessor do muito bem sucedido telescópio Hubble que resultou de uma parceria NASA/ESA. O JWST irá ajudar-nos a descobrir mais sobre as origens do Universo pela observação a luz infravermelha das primeiras estrelas e galáxias e irá mostrar-nos em detalhe como é que as estrelas e planetas se formam.

Acreditação - Programa