LISA Pathfinder in space

O arquivo cientifico da LISA Pathfinder encontra-se online

10/10/2016 561 views 3 likes
ESA / Space in Member States / Portugal

Na sexta-feira 07 de outubro, o Arquivo Científico LISA Pathfinder da ESA abre as suas portas virtuais para o mundo.Contém dados recolhidos pelo satélite durante os primeiros meses da missão, cobrindo a fase nominal de operações do ‘LISA Technology Package’ (LTP - Pacote Tecnológico LISA) - a carga Europeia na LISA Pathfinder.

Lançado a 3 de Dezembro de 2015, o satélite LISA Pathfinder chegou à sua órbita operacional, a aproximadamente 1,5 milhões de km da Terra, em direção ao Sol no final de Janeiro de 2016. Aí, tem demonstrado tecnologias para observar ondas gravitacionais do espaço, colocando duas massas-teste - um par de cubos idênticos de ouro-platina, medindo 46 mm e com uma massa de 2 kg cada - na queda livre mais precisa até agora alcançada.

Após a fase de comissionamento, as operações científicas com a carga útil LTP começaram a 1 de Março e duraram até 25 de Junho. O bastão foi passado para o Sistema de Redução de Distúrbio, uma experiência adicional fornecida pela NASA no satélite LISA Pathfinder, que está atualmente a tirar medições. As operações com o LTP começarão de novo em Novembro, durante sete meses de prolongamento da missão.

LISA Pathfinder performance

Os primeiros resultados, com base em apenas dois meses de operações científicas, mostraram que a missão LISA Pathfinder excedeu as expectativas, uma vez que as duas massas-teste estão a cair livremente através do espaço sob a influência da gravidade, por si só, não perturbadas por outras forças externas, com uma precisão mais de cinco vezes melhor do que inicialmente requerida.

Como o período de propriedade dos dados do consórcio LTP expirou, todo o conjunto de dados - incluindo a telemetria do satélite a partir do lançamento até ao final da fase de operações nominais LTP - está agora a ser publicado na internet para que a comunidade científica mundial possa acedê-lo.

O arquivo, que possui uma interface de rede multiplataforma intuitiva com painéis de pesquisa, transferência de dados assíncronos em vários formatos e acesso a um serviço de assistência online, será regularmente atualizado com lançamentos de novos dados e resultados. Os novos usuários que subscreverem o arquivo terão acesso a todos os produtos de ‘downlink’ e arquivos de planeamento.

O Arquivo Científico LISA Pathfinder encontra-se nos servidores da ESA no Centro Europeu Espacial de Astronomia (ESAC), perto de Madrid, Espanha.

Para informações adicionais é favor contactar:

Paul McNamara

Cientista do Projeto LISA Pathfinder