O segundo instrumento do Telescópio Espacial James Webb está pronto

JWST's Near InfraRed Spectrograph (NIRSpec)
O Espectrógrafo de Infravermelho Próximo (NIRSpec) do JWST
9 Setembro 2013

A ESA concluiu o Espectrógrafo de Infravermelho Próximo, um dos dois instrumentos com que a Agência contribui para o Telescópio Espacial Internacional James Webb, um observatório espacial que será lançado num foguete Ariane 5 em 2018.

O Telescópio Espacial James Webb, ou JWST na sigla inglesa, está a ser construído numa parceria entre a ESA, a NASA e a Agência Espacial Canadiana e será o sucessor do Hubble, um telescópio espacial de enorme sucesso.

O JWST contará com um espelho segmentado de 6,5 metros de diâmetro, tornando-o o maior telescópio astronómico no espaço. Este espelho será a fonte de luz de quatro instrumentos científicos de ponta, incluindo o Espectrógrafo de Infravermelho Próximo, ou NIRSpec na sigla inglesa, que foi construído para a ESA pela empresa Astrium GmbH, na Alemanha.

O NIRSpec foi desenhado para detectar a luz das primeiras estrelas e galáxias que se formaram no Universo jovem, cerca de 400 milhões de anos após o Big Bang, numa altura em que as condições eram muito diferentes das de hoje, cerca de 13.800 milhões de anos mais tarde.

JWST NIRSpec media briefing
Conferência de impressa sobre o NIRSpec

O espectrógrafo vai dividir a luz infravermelha dessas estrelas e galáxias nas suas componentes de cor - o espectro - fornecendo aos cientistas informações vitais sobre a composição química, propriedades dinâmicas, idade e distância desses objectos primordiais. O NIRSpec será capaz de observar até cem desses objectos simultaneamente.

Como é um instrumento muito versátil, o NIRSpec também será usado para estudar as fases iniciais do nascimento estelar na nossa galáxia, a Via Láctea, e analisar as propriedades atmosféricas de planetas na órbita de outras estrelas, avaliando o potencial para a vida noutras outras partes do Universo.

“A entrega formal do NIRSpec da Astrium à ESA é um marco importante e emocionante na contribuição da Europa para a missão JWST”, disse Alvaro Giménez, director do Programa de Ciência e Exploração Robótica da ESA, numa cerimónia realizada sexta-feira, 6 de setembro, na empresa Astrium GmbH em Ottobrunn, Alemanha.

“Em conjunto com a entrega da Câmara e do Espectrógrafo de Infravermelho-Médio [o MIRI na sigla inglesa] à NASA o ano passado, estamos muito satisfeitos por os engenheiros e cientistas europeus estarem a desempenhar um papel fundamental nesta importante missão internacional”.

Tendo já sido submetido a rigorosos testes na Europa, o NIRSpec será enviado à NASA no final de setembro para ser integrado no JWST, a que se seguirão mais testes e calibrações passo a passo com a montagem de todos os módulos do observatório.

James Webb Space Telescope
O Telescópio Espacial James Webb (JWST na sigla inglesa)

“Estamos encantados por podermos confirmar a conclusão do NIRSpec da ESA e muito animados por vê-lo juntar-se aos outros instrumentos científicos Webb no Centro Espacial Goddard da NASA”, disse Eric Smith, diretor do Programa da Nasa para o JWST.

O lançamento do JWSTestá agendado para 2018 no Ariane 5 do Porto Espacial Europeu em Kourou, na Guiana Francesa. Será, então, posicionado a 1.500 mil quilómetros além da órbita da Terra, à volta do ponto gravitacionalmente estável conhecido como L2. Aí, o observatório e respetivos instrumentos, protegidos por um escudo solar gigante, vão arrefecer até temperaturas inferiores a -233 °C e realizar observações científicas durante 10 anos.

“Com a conclusão do NIRSpec estamos mais perto de cumprir as metas científicas do JWST e de poder responder a perguntas proeminentes em astrofísica, por exemplo como é que as primeiras galáxias e estrelas se formaram e evoluíram”, diz Peter Jensen, gestor do Projeto JWST da ESA.

Informações adicionais

O JWST é um projeto conjunto da NASA, ESA e da Agência Espacial Canadiana. O James Webb está programado para ser lançado em 2018 e levará quatro instrumentos científicos: uma câmara de infravermelho próximo (NIRCam), um espectrógrafo de infravermelho próximo (NIRSpec), uma câmara e espectrógrafo de infravermelho médio (MIRI) e um sensor de orientação fina combinado com imageador de infravermelho próximo e espectrógrafo sem fenda (FGS-NIRISS).

O JWST e os seus instrumentos estão otimizados para observar e estudar a luz infravermelha proveniente de galáxias distantes ou para furar o véu de poeira que cobre alguns objetos, como as estrelas bebés.

Livre da influência da atmosfera da Terra, mantido no escuro e no frio atrás de um protetor solar do tamanho de um campo de ténis e orbitando 1.500 mil quilómetros além da órbita da Terra à volta do Sol, o JWST e o seu conjunto de instumentos irá atingir níveis de sensibilidade sem precedentes.

O NIRSpec irá operar numa faixa de comprimento de onda de 0,6-5 micrómetros, abrangendo a extremidade vermelha do visível ao infravermelho próximo. O espectrógrafo foi construído pela indústria europeia sob a gestão do Projeto JWST da ESA em ESTEC, na Holanda. O contratante principal é a empresa Astrium GmbH em Ottobrunn, Alemanha, e o detector e micro-obturador do NIRSpec são fornecidos pelo Centro Espacial Goddard da NASA.

Para mais informações, por favor contacte:

Mob: +31 61 594 3954
Email: Markus.Bauer@esa.int