Pasteur: Uma carga útil para a pesquisa de vida em Marte

Visão artística do ExoMars
28 Março 2003

Estaremos nós sós no universo, ou existirá vida noutros planetas para além da Terra? Será que já alguma vez houve vida em Marte? A ESA oferece hoje aos cientistas, a rara oportunidade de responder a estas questões fundamentais que intrigaram a humanidade ao longo de vários séculos.

Para determinar se já terá existido vida em Marte, a ESA propõe lançar uma missão de exobiologia, denominada ExoMars, em direcção ao Planeta Vermelho em 2009. Esta missão faz parte do programa de longo termo Aurora da Agência, que visa constituir uma preparação das futuras missões habitadas e consistirá na colocação na superfície de Marte de um rôbot móvel com uma elevada capacidade de mobilidade.

Uma chave do sucesso desta missão científica será a carga útil Pasteur a bordo do rôbot, que é constituída por um conjunto de instrumentos que irão caracterizar o ambiente biológico marciano. De forma a tudo estar preparado para o lançamento em 2009, a Agência já está a começar a definir as experiências que constituirão a carga útil.

Com este objectivo, o departamento do programa Aurora lançou recentemente um “apelo a ideias” da parte da comunidade científica para a missão ExoMars. Este apelo é o primeiro passo no processo que visa assegurar a excelência científica da missão e da carga útil do Pasteur. O objectivo é igualmente favorecer uma cooperação internacional entre equipas científicas multidisciplinares e evitar uma duplicação de projectos.

"“Eu espero bem que beneficiemos, como no passado, de uma importante participação da comunidade científica na definição desta missão, que promete ser apaixonante”, declarou Jorge Vago, responsável científico do estudo ExoMars.

O ExoMars – A sua carga útil Pasteur é uma oportunidade aberta a investigadores de todos os países. No entanto, o coordenador da equipa de onde parte a proposta deverá estar sediado num dos estados membros da ESA. Para serem aceites, as propostas devem ser submetidas por equipas de representantes de organizações científicas de, pelo menos, três países europeus.

Os cientistas que desejem responder a este apelo a ideias são convidados a seguir as directivas que figuram no website ExoMars-Pasteur.

As primeiras manifestações de interesse devem ser recebidas até 28 de Março de 2003. As propostas propriamente ditas devem ser enviadas até 14 de Março de 2003.

Antecedentes da missão

Como o seu nome sugere, a missão ExoMars deverá fornecer informações importantes sobre o ambiente da superfície do Planeta Vermelho, com um ênfase particular na exobiologia e na pesquisa de sinais de vida em Marte, no passado ou no presente.

A configuração da missão ExoMars está ainda a ser definida. Actualmente está planeado que seja largado na superfície do planeta, a partir do orbiter ExoMars, um módulo de descida e um rôbot móvel alimentado a energia solar. Equipado com um dispositivo furador e de recolha de amostras, este pequeno veículo autónomo passará diversos meses a explorar o terreno inabitado e a analisar o solo de diferentes locais susceptíveis de terem abrigado formas de vida marciana primitivas. O comité de participantes do programa Aurora autorizou recentemente o lançamento de um estudo de fase A do ExoMars, que examinará igualmente a possibilidade de associar a missão francesa Netlander ao projecto europeu.

A decisão definitiva relativamente ao ExoMars será tomada depois da reunião do Conselho da ESA ao nível ministerial, que deverá ocorrer até no final de 2004.

Para mais informações, contacte por favor:

Dr Jorge Vago
ExoMars Study Scientist