Rosetta spacecraft

Rosetta visita a Terra pela última vez

20/10/2009 197 views 0 likes
ESA / Space in Member States / Portugal

O «caçador» de cometas da ESA, Rosetta, irá aproximar-se da Terra no próximo dia 13 de Novembro para ganhar energia orbital e começar o último troço da sua viagem de 10 anos, até ao exterior do Sistema Solar. Está previsto que a sonda realize diversas observações do sistema Terra-Lua antes rumar até ao cometa 67/P Churyumov-Gerasimenko.

Esta será a terceira aproximação à Terra, e a última das quatro assistências gravitacionais que a Rosetta precisa de fazer para alcançar a sua trajectória final. Está previsto que alcance o ponto mais próximo da Terra às 08:45 CET. Esta manobra imprimirá à Rosetta o impulso necessário para continuar a viagem até ao exterior del Sistema Solar. Está programado que la nave se encuentre con el asteróide 21 Lutetia, em Julho do próximo ano.

A nave Rosetta chegará ao seu destino final em Maio de 2014. Nesta altura libertará o módulo Philae que aterrará no cometa para estudar a sua superfície. Rosetta acompanhará o cometa na sua viagem em direcção ao Sol, estudando-o de perto durante os dois anos seguintes.

Quando se aproximar da Terra no próximo mês, a Rosetta terá viajado uns 4500 milhões de quilómetros desde o seu lançamento. A sonda passará pela Terra a 13.3 km/s, sobrevoando o Oceâno Índico a 109°E, 8°S, mesmo a sul da ilha indonésia de Java. A manobra de assistência gravitacional aumentará a velocidade da nave em 3.6 km/s, relativamente ao Sol.

Instrumentos em acção

A nave Rosetta

Apesar da passagem pela Terra ser crítica para conseguir a velocidade necessária para alcançar o seu detino final, a proximidade com o nosso planeta será aproveitada para o estudo do sistema Terra-Lua desde a prespectiva única da Rosetta.

Muitos dos instrumentos que costumam estar a hibernar durante a viagem serão activados na semana anterior à passagem

Siga a passagem em directo

O blog da Rosetta será actualizado de forma regular durante este último encuentro planetário. Pode seguir os eventos cruciais em directo, através do blog e da secção da página Web da ESA dedicada à missão Rosetta.

Momentos chave da passagem da Rosetta

Rosetta pasará pelo ponto mais próximo da Terra às 08:45 CET de 13 de Novembro, mas a equipa de operações da missão realizará uma série de acções críticas antes e despois da passagem para assegurar que a Rosetta está na trajectória correcta.

Um dos eventos mais importantes será a manobra de correcção da trajectória (TCM), prevista para o dia 22 de Outubro às 14:30 CET. Os resultados desta manobra serão analisados para determinar se serão necessárias TCMs adicionais para alcançar a trajectória de aproximação correcta.

Notes:

• All times are in Central European Time (CET/CEST)
  • TCM: Trajectory correction manoeuvre
  • DSN: Deep Space Network (NASA)
  • DSA: Deep Space Antenna (ESA)
Time Event
22 October
14:30 – 21:30 TCM slot
5 November
12:30 – 19:30 Slot for TCM if needed
6 November
Beginning 22:45 Instruments switched on to begin observations of the Earth-Moon system
12 November
10:30 – 17:30 Slot for TCM if needed
13 November
01:00 – 08:00 Slot for TCM if needed
08:45 Earth closest approach
09:04 - 10:55 Swing by confirmation via Maspalomas ground station, Canary Islands
11:00 – 21:00 Start science data download via NASA DSN Goldstone, California
16:41 Moon closest approach
21:13 - 5:04 (14 November) ESTRACK DSA New Norcia ground station pass, Australia
19 November
By 12:05 Instruments turned off

All times are subject to change.