‘Selfie’ Espacial

08/12/2016 380 views 4 likes
ESA / Space in Member States / Portugal

Lançado a 10 de Dezembro de 1999, o XMM-Newton é um observatório de raios X projetado para investigar alguns dos fenómenos mais violentos do Universo. Fontes que emitem grandes quantidades de raios-X incluem remanescentes de explosões de supernovas e os arredores de buracos negros.

Detetar esta radiação energética é um esforço desafiante, exigindo técnicas que são muito diferentes daquelas usadas em telescópios tradicionais. No caso do XMM-Newton, este contém três telescópios, cada um com 58 espelhos aninhados. Estes sentam-se numa extremidade de um tubo de 7 m de comprimento, enquanto na outra extremidade se encontram os instrumentos científicos de foco.

As duas imagens nesta colagem foram tiradas pelas duas câmaras de monitorização de baixa resolução montadas em lados opostos da montagem do plano focal, olhando ao longo do tubo do telescópio em direção ao módulo de serviço (ver abaixo uma versão anotada com explicação).

As câmaras foram usadas originalmente por controladores para verificar como as asas solares se desdobravam após o lançamento, e permaneceram dormentes desde 2003.

Quando estas imagens foram capturadas, a 14 de Setembro de 2016 às 06:50 GMT, o XMM-Newton estava na sua órbita número 3070 a cerca de 50.000 km de altitude e em contacto com controladores de missão no controlo da missão da ESA em Darmstadt, Alemanha, através da antena em Kourou, Guiana Francesa.

Mais informação

Resultados científicos do XMM-Newton
Operações da missão

Explicação da imagem

Na imagem à esquerda, uma câmara capturou o lado do Sol de uma das asas solares do XMM (à esquerda na imagem) e as multicamadas do isolamento escuro no módulo de serviço, a proteção solar brilhante atrás e uma estrutura escura tipo-caixa com um par de propulsores em cima (à direita na imagem).

Na imagem à direita, a outra câmara capturou o tripé escuro da antena de banda-S (à esquerda na imagem) e, em seguida, o par do propulsor 2A/2B (no centro) e a outra ala solar do XMM (à direita).