Solar Orbiter

Convocatária para os Meios de Comunicação: ESA divulgará as primeiras imagens da Solar Orbiter

09/07/2020 233 views 1 likes
ESA / Space in Member States / Portugal

As primeiras imagens da nova nave espacial de observação solar da ESA, Solar Orbiter, serão divulgadas ao público no dia 16 de julho de 2020. Os representantes dos Meios de Comunicação estão convidados a assistir a uma conferência de imprensa on-line, que se realizará às 14:00 CEST (13:00 BST), e conversar com os cientistas por trás da missão.

Solar Orbiter, lançada a 10 de fevereiro, completou a sua fase de comissionamento em meados de junho e realizou a sua primeira aproximação ao Sol. Pouco tempo depois, as equipas científicas da Europa e dos EUA por trás dos 10 instrumentos da missão puderam testar todos os instrumentos em conjunto pela primeira vez.

Melhor do que o esperado

Apesar dos contratempos enfrentados pelas equipas ao comissionar a aeronave e os seus instrumentos durante a pandemia da COVID-19, a primeira campanha de imagens foi um grande sucesso.

“As primeiras imagens estão a superar as nossas expectativas,” diz Daniel Müller, cientista do projeto Solar Orbiter da ESA. “Já podemos ver indícios de fenómenos muito interessantes que não pudemos observar antes em detalhe. Os 10 instrumentos a bordo da Solar Orbiter funcionam lindamente e, juntos, fornecem uma visão holística do Sol e do vento solar. Isto deixa-nos confiantes de que a Solar Orbiter ajudar-nos-á a responder a perguntas abertas fundamentais sobre o Sol.”

Nunca estivemos tão perto com uma câmara

Nenhuma outra imagem do Sol foi tirada a uma distância tão próxima. Durante o seu primeiro periélio, o ponto na órbita elíptica da nave espacial mais próximo do Sol, a Solar Orbiter chegou a 77 milhões de quilómetros da superfície da estrela, cerca de metade da distância entre o Sol e a Terra. A sonda acabará por se aproximar muito mais do Sol. A sonda está agora em fase de cruzeiro, ajustando gradualmente a sua órbita ao redor do Sol. Uma vez na sua fase científica, que começará no final de 2021, a sonda chegará a 42 milhões de quilómetros da superfície do Sol, mais perto do que o planeta Mercúrio. Os operadores da sonda inclinam gradualmente a órbita da Solar Orbiter, para permitir que a sonda obtenha a primeira imagem adequada dos polos do Sol.

Uma missão internacional

Solar Orbiter é uma missão espacial de colaboração internacional entre a ESA e a NASA. Doze Estados membros da ESA (Áustria, Bélgica, República Checa, França, Alemanha, Itália, Noruega, Polónia, Espanha, Suécia, Suíça e Reino Unido), bem como a NASA contribuíram para a carga científica. Dinamarca, Finlândia, Irlanda, Luxemburgo, Holanda e Portugal contribuíram para a construção da aeronave, mas não para a carga científica. O contributo de Portugal para a construção da aeronave envolveu as empresas GMVIS Sky Soft, Active Space e Critical Software.

Programa de eventos

Os membros do público podem assistir à conferência de imprensa on-line em https://www.esa.int/esawebtv, na quinta-feira, 16 de julho, às 14:00 CEST (13:00 BST).

Entre os palestrantes estarão:

Daniel Müller - Cientista do Projeto Solar Orbiter da ESA

Holly R. Gilbert - Cientista do Projeto Solar Orbiter da NASA

David Berghmans - Observatório Real da Bélgica, Investigador Principal do Gerador de Imagens de Ultravioleta Extremo (EUI)

Sami Solanki - Diretor do Instituto Max Planck de Investigação de Sistemas Solares, Investigador Principal do Gerador de Imagens Polarimétrico e Helioseísmico (PHI)

Christopher J. Owen - Laboratório de Ciências Espaciais de Mullard, University College London, Investigador Principal do Analista do Vento Solar (SWA)

Jose-Luis Pellon-Bailon - Gerente de Operações Adjunto da Nave Espacial Solar Orbiter.

Os representantes dos Meios de Comunicação com credenciais válidas de imprensa devem registar-se através de https://www.esa.int/Contact/mediaregistration até quarta-feira, 15 de julho às 12:00 CEST. Perguntas ao painel podem ser feitas via media@esa.int

Redes sociais

Siga a Solar Orbiter da @ESA em @ESASolarOrbiter
Siga a ESA Science em @esascience
As hashtags oficiais são #SolarOrbiter, #TheSunUpClosee #WeAreAllSolarOrbiters

Informações

Mais informações sobre a Solar Orbiter: https://www.esa.int/solarorbiter
Informações detalhadas sobre a Solar Orbiter: https://sci.esa.int/solar-orbiter

Imagens

Imagens da Solar Orbiter
Fototeca da ESA para profissionais
Termos e condições para a utilização de imagens da ESA
Para perguntas ou mais informações relacionadas às imagens da ESA, entre em contato diretamente com spaceinimages@esa.int.

Vídeos

Vídeos da Solar Orbiter
Videoteca da ESA para profissionais
Termos e condições para a utilização de vídeos da ESA
Para perguntas ou mais informações relacionadas aos vídeos da ESA, entre em contato diretamente com spaceinvideos@esa.int

Sobre a Agência Espacial Europeia

A Agência Espacial Europeia (ESA) fornece a porta de entrada da Europa para o espaço.

A ESA é uma organização intergovernamental, criada em 1975, com a missão de moldar o desenvolvimento da capacidade espacial da Europa e garantir que o investimento no espaço traz benefícios aos cidadãos da Europa e do mundo.

A ESA é composta por 22 Estados-Membros: Áustria, Bélgica, República Checa, Dinamarca, Estónia, Finlândia, França, Alemanha, Grécia, Hungria, Irlanda, Itália, Luxemburgo, Países Baixos, Noruega, Polónia, Portugal, Roménia, Espanha, Suécia, Suíça e o Reino Unido. A Eslovénia é um membro associado.

A ESA estabeleceu uma cooperação formal com sete Estados-Membros da UE. O Canadá participa de alguns programas da ESA sob um Acordo de Cooperação.

Ao coordenar os recursos financeiros e intelectuais dos seus membros, a ESA pode realizar programas e atividades muito além do alcance de qualquer país único da Europa. Está a trabalhar, em particular, com a UE na implementação dos programas Galileo e Copernicus, bem como com a Eumetsat, para o desenvolvimento de missões meteorológicas.

A ESA desenvolve os lançadores, naves espaciais e instalações terrestres necessárias para manter a Europa na vanguarda das atividades espaciais globais.

Atualmente, desenvolve e lança satélites para observação da Terra, navegação, telecomunicações e astronomia, envia sondas para os confins do Sistema Solar e coopera na exploração humana do espaço. A ESA também possui um forte programa de aplicações, desenvolvendo serviços de observação da Terra, navegação e telecomunicações.

Saiba mais sobre a ESA em www.esa.int