Supernova Tycho vista pelo Hubble

Celebrações do 15º aniversário do Hubble em Portugal

15/04/2005 972 views 1 likes
ESA / Space in Member States / Portugal

O Telescópio Espacial Hubble da NASA/ESA é um dos maiores projectos científicos de todos os tempos e aproxima-se o 15º aniversário do seu lançamento. Por toda a Europa, haverá eventos alusivos, como palestras, exposições e sessões de planetário sobre o Hubble.

Para assinalar o acontecimento, a 24 de Abril a Agência Espacial Europeia - ESA lança uma série única de actividades em colaboração com parceiros de toda a Europa, que incluem um filme exclusivo em DVD – uns dos documentários com maior número de sempre de cópias distribuídas no Mundo – um CD com a banda Sonora do filme, um livro e material educacional.

A 24 de Abril de 2005 terão passado 15 anos desde que o Telescópio Espacial Hubble da NASA/ESA foi colocado em órbita da Terra. Enquanto observatório no espaço, o Hubble é um projecto grandioso que causou um enorme impacto tanto em termos de resultados científicos como em atracção para o público.

O Hubble explorou um nicho científico no qual nenhum outro instrumento pode competir. O telescópio fornece consistentemente imagens super nítidas e claras, espectros não contaminados em todas as regiões do infravermelho próximo ao ultravioleta do espectro electromagnético. Isto abriu novo território científico e levou a muitas descobertas que romperam com o estabelecido.

Imagens de rara qualidade possibilitaram aos astrónomos obter um conhecimento totalmente novo em relação ao funcionamento de um vasto leque de objectos astronómicos. O Hubble forneceu uma visão global dos processos astrofísicos ocultos que acontecem nesses objectos, desde os planetas no nosso Sistema Solar até às Galáxias no jovem Universo.

O Filme

Painéis Hubble  em Junho de 2002
Painéis Hubble em Junho de 2002

O filme de aniversário do Hubble: 15 anos de descoberta - produzido pela ESA– cobre todos os aspectos do projecto do Telescópio Espacial Hubble – uma viagem através da história, a atribulada vida inicial e os fundamentais sucessos científicos. Este retrato, realizado por Lars Lindberg Christensen, contém muitas imagens de soberba qualidade nunca antes mostradas. Com mais de 500 mil cópias distribuídas, este DVD é provavelmente o documentário científico com a maior divulgação de sempre.

As espectaculares imagens do Hubble constituem um magnífico cenário ao longo do filme, aportando uma proximidade e vitalidade imediatas à medida que a narrativa revela os novos conhecimentos que o Hubble inspirou em todos os campos da Astronomia, dos planetas extrasolares aos buracos negros. Embora a ciência por detrás das imagens do telescópio seja muitas vezes complexa, o Director Artístico Martin Kornmesser desenvolveu um estilo particular de animações 3D que realça e clarifica e ciência subjacente.

É apresentado pelo Dr. Robert (Bob) Fosbury, cientista da ESA, que usou ele próprio o Hubble em diferentes ocasiões da sua carreira científica.

O filme com a duração de 83 minutos contém mais de 60 minutos de extras e é narrado em três línguas: Inglês, Alemão e Grego. Além disso, é legendado em 15 línguas: Búlgaro, Dinamarquês, Inglês, Alemão. Grego, Espanhol, Francês, Italiano, Holandês, Norueguês, Polaco, Português, Russo, Finlandês e Sueco.

O filme pode ser requisitado pelas estações de TV em Betacam SP ou DVD, sem custos. Este material pode ser utilizado livremente para curtas reportagens no período que antecede o aniversário.

Eventos em Portugal

Hubble com a Terra em plano de fundo

Por toda a Europa estão planeados mais de 40 eventos sobre o Hubble.

Em Portugal, o filme será distribuído com o Jornal Expresso na edição de 30 de Abril.

Muitos planetários na Europa vão estrear a 24 de Abril a nova sessão sobre o Hubble. Em Portugal, será o Planetário do Centro Multimeios de Espinho assegurar essa estreia.

Mas há mais eventos a decorrer no nosso país:

Espinho – Centro Multimeios
Actividades para Escolas e Público geral

Dia 22 de Abril