Mercury Transfer Module solar wing inspection

Inspeção à asa solar do Módulo de Transferência de Mercúrio

23/07/2018 259 views 2 likes
ESA / Space in Member States / Portugal

Na semana passada, o segundo de dois painéis solares do Módulo de Transferência de Mercúrio do BepiColombo (MTM), passou pelas inspeções finais e desdobramento, antes de ser dobrado e acondicionado para o lançamento.

Nesta imagem, o painel solar está conectado ao MTM, que está fora da vista à direita, e os engenheiros estão a verificar, cuidadosamente, o alinhamento do painel desdobrado. Foram realizados testes elétricos e testes de iluminação antes de dobrar a matriz de cinco painéis e 15 metros de comprimento e tensionar os cabos antes de um último teste de desdobramento.

Após uma inspeção final, o painel solar foi dobrado novamente e foi instalada uma capa protetora vermelha temporária, concluindo assim uma fase de teste bem-sucedida dos painéis solares do módulo de transferência.

O MTM transportará os dois orbitadores científicos – a Sonda Planetária de Mercúrio da ESA e a Sonda Magnetosférica de Mercúrio da JAXA - para o planeta mais interno através da propulsão elétrica solar, juntamente com voos aproximados de assistência à gravidade na Terra, Vénus e Mercúrio.

Pouco antes de chegar a Mercúrio, em 2025, o MTM separar-se-á e as duas sondas científicas serão capturadas juntas para órbita, antes de se separarem e se moverem para as suas respetivas órbitas. Juntas, fornecerão a investigação mais atualizada, até o momento, do planeta menos explorado no Sistema Solar interno.

Para mais imagens dos preparativos para o lançamento em Kourou, visite a galeria de imagens BepiColombo.