Boost! – ESA's Commercial Space Transportation and Support programme welcomes new ideas

Programa Boost! da ESA promove novos lançamentos e serviços em órbita

20/07/2021 672 views 4 likes
ESA / Space in Member States / Portugal

As empresas com pequenos satélites irão poder beneficiar de um novo serviço de transporte espacial de ponta a ponta que oferece flexibilidade adicional em órbita proposta pela D-Orbit e apoiada pelo programa Boost!.

Esta proposta de serviço comercial é a primeira dentro do programa Boost! a possibilitar serviços de transporte em órbita.

A D-Orbit UK oferecerá um serviço de ponta a ponta. Tal incluirá a integração da carga útil do cliente na sua gama de distribuidores de satélite, a própria operadora de satélite ION da D-Orbit ou distribuidores por terceiros, lançamento e implementação em órbita através, principalmente, de serviços de lançamento baseados no Reino Unido.

Serviços de lançamento e colocação em órbita para CubeSats e microssatélites

O ION Satellite Carrier da D-Orbit é um sistema de transporte flexível em órbita para CubeSats e microssatélites. Pode posicionar, com precisão, as cargas onde estas precisam estar em órbita, graças ao seu sistema de propulsão orbital embutido.

Este projeto de serviço aumentará as oportunidades para pequenas cargas úteis e constelações de satélites de poderem aceder ao espaço e promoverá novas parcerias no Reino Unido e em toda a Europa.

O contrato do Boost! da ESA com a D-Orbit nutre um novo serviço de transporte espacial comercial e enriquece as oportunidades de lançamento adaptadas ao próspero mercado de pequenos satélites. Isto irá estimular a economia europeia e a comercialização do espaço, em conformidade com a Agenda 2025 da ESA.

A D-Orbit estabelecerá a sua instalação de montagem, integração e teste de satélite no Spaceport Cornwall Center for Space Technologies, enquanto trabalha com uma ampla gama de provedores de serviços de lançamento que operam no Reino Unido, incluindo Virgin Orbit e Skyrora, mas também planeia colaborar com outras operadoras de lançamento a partir de outros portos espaciais na Europa.

Em particular, a D-Orbit está a criar laços estreitos com o Atlantic Spaceport Consortium (ASC) no projeto de serviço apoiado por este contrato com o programa Boost!. O objetivo é demonstrar a viabilidade operacional. Isto irá, por sua vez, desenvolver ainda mais o ecossistema espacial na ilha de Santa Maria, Açores, Portugal.

“O nosso objetivo é explorar a posição única do grupo D-Orbit na cadeia de valor e desenvolver um conjunto de pequenos serviços de valor acrescentado com foco em satélites, para direcionar ativamente os negócios para estes novos participantes do mercado - esta é a oportunidade para as empresas do Reino Unido,” explicou Chris Brunskill, Diretor de Programas da D-Orbit UK. “O apoio da ESA através do programa Boost! é um facilitador e um catalisador crítico na concretização dessa visão em tempo útil.”

Boost! - Os Serviços Comerciais de Transporte Espacial da ESA e o programa de apoio aos Estados-Membros proporcionam cofinanciamento, aconselhamento especializado e personalizado, e a utilização de instalações de teste para ajudar as entidades económicas europeias a desenvolver e preparar novos serviços de transporte espacial. Estes serviços podem oferecer acesso ao espaço, atividades em órbita ou retorno à Terra.