Back to Index Czech Danish Dutch English Estonian Finnish French German Hungarian Italian Irish Norwegian Polish Romanian Spanish Swedish

N° 37–2022: As primeiras imagens do Telescópio Webb revelam um universo não visto

12 July 2022

Observações altamente antecipadas sugerem um tesouro de descobertas que se avizinha

O início de uma nova era na astronomia começou começou quando o mundo deu o seu primeiro olhar em todas as capacidades do Telescópio Espacial James Webb NASA/ESA/CSA. As primeiras imagens a cores e os dados espetroscópicos do telescópio, que revelam uma coleção espetacular de características cósmicas que até agora permaneceram elusivas, foram divulgados hoje.

As primeiras observações de Webb contam a história do universo oculto através de cada fase da história cósmica - desde os exoplanetas vizinhos até às galáxias mais distantes observáveis no início do universo, passando por tudo o que se encontra entre elas.

"Hoje, apresentamos à humanidade uma nova e revolucionária visão do cosmos do Telescópio Espacial James Webb - uma visão que o mundo nunca viu", disse o Administrador da NASA Bill Nelson. "Estas imagens, incluindo a visão mais profunda do nosso universo alguma vez obtida, mostram-nos como o Webb nos ajudará a descobrir as respostas a perguntas que ainda nem sabemos fazer; perguntas que nos ajudarão a compreender melhor o nosso universo e o lugar da humanidade dentro dele.

"O incrível sucesso da equipa Webb é um reflexo do que a NASA faz de melhor. Pegamos nos sonhos e tornamo-los realidade em benefício da humanidade. Mal posso esperar para ver as nossas descobertas - a equipa está apenas a começar"!

"Estas primeiras imagens e espetros do Webb são uma enorme celebração da colaboração internacional que tornou possível esta ambiciosa missão", diz Josef Aschbacher, Diretor-Geral da ESA. "Quero agradecer a todos os envolvidos no comissionamento deste magnífico telescópio e a entrega destes primeiros produtos incríveis do Webb por terem tornado este dia histórico uma realidade."

As imagens e espetros de hoje revelam as capacidades dos quatro instrumentos científicos de ponta do Webb, e confirmam que as observações que se seguem irão revolucionar a nossa compreensão do cosmos e das nossas próprias origens.

"Este é o início de uma nova era, observando o Universo e fazendo descobertas científicas emocionantes com o Webb", diz Günther Hasinger, Diretor Científico da ESA. "Ao iniciarmos agora operações científicas regulares, sei que a comunidade astronómica europeia não pode esperar para ver os resultados do tempo de observação que ganhou no primeiro ano do Webb."

"Trabalhar nesta missão tem sido um dos maiores destaques e uma das partes mais gratificantes da minha carreira", diz Macarena Garcia Marin, Cientista instrumental da MIRI ESA. "Os meus colegas e eu estamos ansiosos por ver o que o Webb pode fazer e que surpresas nos esperam com a sua combinação sem precedentes de nitidez e sensibilidade."

As primeiras observações do Webb foram selecionadas por um grupo de representantes da NASA, ESA, CSA, e do Space Telescope Science Institute:

SMACS 0723: Para compreender verdadeiramente os nossos primórdios, temos de localizar estas galáxias até ao início. Este campo profundo utiliza um aglomerado de galáxias lenticulares para encontrar algumas das galáxias mais distantes alguma vez detetadas. Esta imagem é apenas uma pequena amostra das capacidades do Webb no estudo de campos profundos.

WASP-96bO estudo de outros sistemas planetários ajudará os astrónomos a descobrir quão típico, ou atípico, é o nosso sistema solar. O Webb detetou moléculas de água num exoplaneta e começará agora a estudar centenas de outros sistemas para compreender de que são feitas outras atmosferas planetárias.

Southern Ring:  Do nascimento à morte magnífica como uma nebulosa planetária, o Webb pode explorar as conchas expulsoras de poeira e gás de estrelas envelhecidas que podem um dia tornar-se uma nova estrela ou planeta.

Stephan’s Quintet:  As estrelas derivam e contribuem para o gás e a poeira em quantidades maciças, girando em torno de galáxias. A poeira evolui com o tempo, e o Webb pode estudar galáxias próximas e dinâmicas que interagem entre si para ver a poeira em ação. Agora, os cientistas podem observar, com um detalhe sem precedentes, como as galáxias em interação estão a desencadear a formação de estrelas umas nas outras e como o gás nestas galáxias está a ser perturbado.

Carina NebulaOlhando para esta região de formação de estrelas e outras como ela, com o Webb, os cientistas podem ver estrelas recém-formadas, e estudar o gás e o pó que as formam.

O lançamento das primeiras imagens e espetros do Webb dá início ao começo das operações científicas do Webb, onde astrónomos de todo o mundo terão a sua oportunidade de observar tudo, desde objetos dentro do nosso sistema solar até ao universo inicial, utilizando os quatro instrumentos do Webb.

O Telescópio Espacial James Webb, lançado a 25 de dezembro de 2021, num foguetão Ariane 5 do porto espacial da Europa na Guiana Francesa, América do Sul. Após concluir a sequência de implementação mais complexa e difícil no espaço, o Webb passou por meses de colocação em funcionamento, onde os seus espelhos foram cuidadosamente alinhados, e os seus instrumentos foram calibrados ao seu ambiente espacial e preparados para a ciência.

O Telescópio Espacial James Webb é o observatório principal de ciência espacial do mundo. O Webb irá resolver mistérios no nosso sistema solar, olhar além de mundos distantes em redor de outras estrelas, e sondar as misteriosas estruturas e origens do nosso universo e o nosso lugar nele. O Webb é um programa internacional liderado pela NASA com os seus parceiros, a ESA (Agência Espacial Europeia) e a Agência Espacial Canadiana.

Os principais contributos da ESA para a missão são o instrumento NIRSpec; a montagem do banco de ótica do instrumento MIRI; a prestação dos serviços de lançamento; e o pessoal de apoio às operações da missão. Em troca destas contribuições, os cientistas europeus receberão uma quota mínima de 15% do tempo total de observação, como no caso do Telescópio Espacial Hubble da NASA/ESA.

Mais informações

Panfleto: https://www.esa.int/About_Us/ESA_Publications/ESA_BR-348_Webb_Seeing_farther
Kit de lançamento: https://www.esa.int/Science_Exploration/Space_Science/Webb/James_Webb_Space_Telescope_launch_kit
Mais informações sobre a ESA:www.esa.int
Mais informações no site da NASA:https://jwst.nasa.gov/

Imagens

Webb first images
Imagens do Webb
Campanha de lançamento do Webb no Flickr
Imagens do Ariane 5
Conjunto de imagens para impressão ou projeção: https://www.esa.int/About_Us/Exhibitions/Webb Biblioteca de fotografias para profissionais da ESA: https://www.esa-photolibrary.com/
Termos e condições para utilizar imagens da ESA: www.esa.int/spaceinimages/ESA_Multimedia/Copyright_Notice_Images
Para colocar questões ou obter mais informações sobre as imagens da ESA, contacte diretamente spaceinimages@esa.int.

Vídeos

Vídeos do Webb
Animações do Webb; imagens para profissionais
Segundos planos da campanha de lançamento do Webb
Biblioteca de fotografias para profissionais da ESA: https://www.esa.int/esatv/Videos_for_Professionals
Termos e condições para utilizar vídeos da ESA: https://www.esa.int/spaceinvideos/Terms_and_Conditions

Para questões ou mais informações relacionadas com os vídeos da ESA, contacte diretamente spaceinvideos@esa.int

Redes sociais

Siga a ESA em:
Twitter: @esa_webb, @esascience  @esa, Instagram: @Europeanspaceagency, @esawebb
Facebook: @EuropeanSpaceAgency, @esawebb
YouTube: ESA
LinkedIn: Agência Espacial Europeia - ESA
Pinterest: Agência Espacial Europeia - ESA

Sobre a Agência Espacial Europeia

A Agência Espacial Europeia (ESA) fornece a porta de entrada da Europa para o espaço.

A ESA é uma organização intergovernamental, criada em 1975, com a missão de moldar o desenvolvimento da capacidade espacial da Europa e garantir que o investimento no espaço traz benefícios aos cidadãos da Europa e do mundo.

A ESA é composta por 22 Estados-Membros: Áustria, Bélgica, República Checa, Dinamarca, Estónia, Finlândia, França, Alemanha, Grécia, Hungria, Irlanda, Itália, Luxemburgo, Países Baixos, Noruega, Polónia, Portugal, Roménia, Espanha, Suécia, Suíça e o Reino Unido. A Eslovénia e a Letónia são membros associados.

A ESA estabeleceu uma cooperação formal com seis Estados-Membros da UE. O Canadá participa de alguns programas da ESA sob um Acordo de Cooperação.

Ao coordenar os recursos financeiros e intelectuais dos seus membros, a ESA pode realizar programas e atividades muito além do alcance de qualquer país único da Europa. Está a trabalhar, em particular, com a UE na implementação dos programas Galileo e Copernicus, bem como com a Eumetsat, para o desenvolvimento de missões meteorológicas.

Saiba mais sobre a ESA em www.esa.int